JESUS CRISTO ABENÇOE A TODOS!

Veja mais recados
Senhor!
Esteja à minha frente para me iluminar!
Esteja atrás para me proteger!
Esteja ao meu lado para me amparar! Amém!

Bíblia Online

sábado, 7 de abril de 2012

O verdadeiro sentido da Páscoa

     O verdadeiro sentido da Páscoa é RESSURREIÇÃO ,a celebração do fato de Jesus Cristo ter ressuscitado, por que ,então, a questão do chocolate?
A origem dos ovos e dos coelhos é antiga e cheia de lendas. Confrme alguns autores os anglo-saxões foram os primeiros a usar o coelho como símbolo da Páscoa, também se relaciona à festa pagã da "fertilidade" celebrada na Babilônia e mais tarde pelos egipcios.
Também a partir do Século VIII relacionava-se à Páscoa um deus da fertilidade e da luz de origem teuto-saxão ( originário de germânicos e ingleses).
Então,além da figura do coelho (fertilidade) juntou-se o ovo que representa a vida e ressurreição, porque aparentemente é morto com aquela casca dura, mas contém a célula da vida que surge de dentro dele. Sendo esse o verdadeiro sentido da Páscoa, a vida que ressurge a Igreja cristã adotou oficialmente, no século XVIII,o ovo como símbolo de ressurreição, santificando assim um costume que antes era pagão. Os ovos que eram de galinha, mas coloridos, eram benzidos antes de serem distribuidos aos fiéis para comemorar a Páscoa.
Há também lendas a esse respeito.Na França surgiu uma lenda de que um coelhinho foi o animal escolhido para levar um ninho cheio de ovos a um principezinho criança que estava doente..
Há também outra lenda de uma mulher que era muito pobre e não podia dar ovos comprados a seus filhos e juntou ovos de galinha pintados e colocou no quintal para que as crianças achassem. Quando eles acharam os ovos passava por acaso, um coelho e eles pensaram que ele trouxera os ovinhos.
Muitos povos tem até hoje a tradição de colorir ovos de galinha e presentear na Páscoa. Em alguma época nobres mandavam fazer ovos que eram verdadeiras jóias: de ouro, cravejados de pedras preciosas e presentear com eles seus ilustres súditos e amigos.
Mas verdadeira riqueza se tornou a Páscoa para os produtores de chocolate.Os ovos de chocolate surgiram por volta de 1828 com a expansão da indústria de chocolate.Ovos imensos e super decorados eram moda na década de 1920 a 1930 como presentes. Hoje não é diferente. Ovos de marcas a e b que dominam o mercado são o desejo de muitos e o peso no bolso também.Além da mania de grandeza de dar e receber o melhor...!!!!
E ONDE FICOU O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA?
A verdadeira origem da Páscoa cristã vem do antigo testamento por ocasião do êxodo do povo de Israel da terra do Egito.Significa passagem da escravidão que viviam no Egito para a libertação rumo a terra prometida. Na noite derradeira os cristãos receberam a orientação de permanecerem na sua casa e matar um cordeiro novo, assar inteiro para comer com sua família com pães sem fermento (ázimos).O sangue desse cordeiro deveria ser passado na porta da casa. Assim quando o anjo exterminador, mandado por Deus para ferir os primogênitos, passasse por ali as famílias cristãs seriam poupadas do castigo. Também há alusão a passagem do mar vermelho quando o mar se abriu deixando passar os israelitas, a pé enxuto, para fugir dos soldados do faraó. Os soldados morreram porque o mar se fechou quando eles tentaram passar também.
Essa é um pouco da verdadeira origem da Páscoa.Cabe a cada um escolher o caminho que deseja seguir: O do chocolate e os prazeres do mundo ou a proteção do sangue do "Cordeiro de Deus", Jesus Cristo. que foi sacrificado por nós. A Páscoa é a "RESSURREIÇÂO DO SENHOR" a festa mais importante para os povos cristãos.
É claro que não é pecado comer chocolate e dar ovos de Páscoa de presente.Aliás é uma ótima oportunidade de estar com as pessoas,lembrar ads pessoas de confraternizar.
Apenas cuidemos para que o chocolate não seja o deus de nossas vidas.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

As 7 dores de Maria.













Primeira dor - Profecia de Simeão
Simeão os abençoou e disse a Maria, Vossa mãe: "Eis que este menino está destinado a ser ocasião de queda e elevação de muitos em Israel e sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada te transpassará a alma" Lc 2,34-35.
Segunda Dor - Fuga para o Egito
O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: "levanta, toma o menino e a mãe, foge para o Egito e fica lá até que te avise. Pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
Levantando-se, José tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito" Mt 2,13-14
Terceira Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
Acabados os dias da festa da Páscoa, quando voltavam, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. E, não o achando, voltaram a Jerusalém à procura Dele. Lc 2,43b-45.
Quarta Dor - Jesus encontra a Vossa Mãe no caminho do Calvário
Ao conduzir Jesus, lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que vinha do campo, e o encarregaram de levar a cruz atrás de Jesus. Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres que batiam no peito e o lamentavam. Lc 23,26-27
Quinta Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
Junto à cruz de Jesus estavam de pé Vossa Mãe, a irmão de Vossa Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Vendo a Mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe:
"Mulher, eis ai o teu filho!". Depois disse para o discípulo: "Eis ai a tua Mãe!" Jo 19,15-27a.
Sexta Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz.
Chegada a tarde, porque era o dia da Preparação, isto é, a véspera de sábado, veio José de Arimatéia, entrou decidido na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos, então deu o cadáver a José, que retirou o corpo da cruz. MC 15,42
Sétima Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro
Os discípulos tiraram o Corpo de Jesus e O envolveram em faixas de linho com aromas, conforme é o costume de sepultar dos judeus. Havia perto do local, onde fora crucificado, um jardim, e no jardim um sepulcro novo onde ninguém ainda fora depositado. Foi ai que puseram Jesus. Jo 19,40-42a


http://infanciamissionariadesaojoaodelrei.blogspot.com.br/2011/04/as-sete-dores-de-maria-santissima.html

Quinta-feira Santa








5ª feira Santa: Iniciamos hoje o TRÍDUO PASCAL,o tempo mais sagrado do ano litúrgico e da vida do cristão,no qual reviveremos e celebraremosos Mistérios principais de nossa fé. As Leituras recordam uma História de Libertação e Amor:


domingo, 1 de abril de 2012

Significado do Domingo de ramos










A Semana Santa tem início no “Domingo de Ramos”, que é assim chamado porque 
celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho – o símbolo
 da humildade – e aclamado pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem 
em nome do Senhor”. Aquele povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia 
há poucos dias e estava maravilhado. As pessoas estavam certas de que Jesus 
era o Messias anunciado pelos Profetas. Pensavam que ele fosse escorraçar Pilatos 
e reimplantar o reinado de Davi e Salomão em Israel. ‘Que Messias é esse? Que
 libertador é esse? É um farsante! Merece a cruz por nos ter iludido’. A entrada solene
 de Jesus em Jerusalém foi um prelúdio de suas dores e humilhações. Aquela mesma
 multidão que o homenageou motivada por seus milagres, agora lhe vira as costas e muitos 
pedem a sua morte.
Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido. Dessa forma, o Domingo 
de Ramos é o início da Semana que mistura os gritos de hosanas com os clamores da 
Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus saudando-o com ramos de oliveiras e palmeiras. 
Os ramos significam a vitória. “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em 
nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os Ramos santos nos fazem 
lembrar que somos batizados, filhos de Deus e defensores da fé católica. Os Ramos 
sagrados, que levamos para nossas casas após a Missa, lembram-nos que estamos 
unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado 
e o cristianismo “light”, adaptado aos gostos e interesses pessoais. Impera, como 
diz Bento XVI, a ditadura do relativismo.

Escrito por: Prof. Felipe Aquino
SÃO JOSÉ, PAI AMANTÍSSIMO DE JESUS
FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...
Bíblia Católica Online

Os Livros da Bíblia


Fonte : http://sermais.blogspot.com
Postagem Original do Blog Primeiro Clic

Mensagens!